ESCOLAS MULTIDETERMINADAS



Assisti ao Roda Viva com o (ex)secretário da Educação do estado de São Paulo: Herman Jacobus Cornelis Voorwald - programa de entrevista da TV Cultura e levado ao ar dia de finados próximo passado. Coerente e centrado do começo ao fim nos argumentos logísticos da proposta de reorganização das escolas, defendeu a democracia do processo porque, por ordem dele, a cada Diretoria de Ensino coube estudos na região de demanda que viabilizassem a forma do novo desenho letivo para 2016. Entretanto, por faltar nesse plano o debate com aqueles que produzem, segundo ele à Rádio CBN, os vergonhosos resultados de desempenho, houve inesperada mobilização estudantil. Creio que de todas e tantas múltiplas condições que sustentam os indicativos de péssima qualidade de ensino e formação na educação escolar pública, a mim, a expressão mais relevante e revelante esteve e está no modo de condução do conflito manifesto, pois que latente o problema já era sofrido e sabido há décadas. Acho impressionante a calma de dentes cerrados permanente do governador, racionalizando palavras de incentivo ao diálogo quando se contrapõem ao discurso dele as diversas imagens de agressão e truculência da ação policial. Quando o que se diz se distancia do que se faz, quando o fazer não considera os dizeres de quem recebe a ação, temos sim uma crise de segurança.



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