SESSENTA DIAS

     Ela entrou magra em minha sala como sempre o fez. Pediu-me um atendimento e reclamou do medo. O medo tolo, pensei, de que estivesse ficando louca e de que a demitiriam caso solicitasse afastamento médico. Uma dor assim que lhe corria nas costas e nos ombros e na cabeça e por mais que se esforçasse não conseguia por em prática a eficiência invejável de sua concentração, de seu sorriso, de sua paciência, das revoltas engolidas de seu trabalho explorado pelos patrões com o afinco ritmado dos que se julgam bons e donos dos destinos alheios.

      Eu sinceramente confesso, imaginei que fosse apenas um estresse. Perguntei sobre sua vida, sobre seu casamento, sobre coisas tais que a gente sabe que se revolucionam e agridem as almas mais duras. Mas ela, com aquela brancura fina, com aqueles dentes pequeninos e aqueles olhos atônitos amiudados por lágrimas não poderia comportar alma de tal feitio. Cães quando se cruzam é necessário respeitar-se o tamanho de seus corpos e gênios.

      Qual a melhor parte do corpo para a morte nos tomar? Ah..., se pudéssemos escolher uma via serena para receber esta chefe de Estado, o que de fato ela o é, num tapete vermelho e com banda musical de uniforme impecável. A gente nem pode escolher pela vida. Fazemos opções, é certo, mas somente neste percurso entre os dois encantamentos. Podemos escolher pelos pecados, pelos vícios. Eu fiquei sabendo outro dia que o cérebro é indolor. Pode ir se desintegrando num crescente, progressão geométrica de razão dois, o sorriso dos idiotas se instala e nos emocionamos fácil esquecidos em asilos, manicômios e hospitais de toda ordem. Galopante. Nada é mais veloz que um cavalo.

      Precisava vê-la saindo de minha sala depois que ajeitou a bolsa sobre seu colo e me agradeceu o cuidado com seus lamentos. Aqueles passos miúdos num salto doído de madeira e sem amparo foram retos. Do beiral da porta vi quando dobrou o corredor adiante. Até que sumisse de meu acompanhamento, não olhou pra trás e nem se importou com o vazio daquele chão liso. Ela me disse com segurança que era feliz e que amava as pessoas de sua vida. Mesmo assim, ela se foi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário